Sobre escrever aqui

A ideia de ter um blog sempre me animou. Deixar algo escrito para olhar depois para trás e “me comparar” com o eu de alguns anos atrás é bacana. Com certeza é uma forma de aprender sobre mim mesmo. Fica então a dúvida: se isso me atrai, porque eu não boto o plano em execução?

Penso que isso tem muito a ver com dois comportamentos repetitivos que eu tenho:

  1. Receio de não fazer algo tão bom quanto eu imagino que seja antes de começar, ou seja: “não sou bom o bastante para isso”;
  2. O fato de que eu não consigo passar muito tempo focando na mesma coisa, então eu começo algo, me animo, mas logo em seguida eu dou início a outra coisa. Nada está bom ou é novo o bastante para motivar.

O segundo ponto, imagino, é mais simples de dar cabo: me comprometer mais a concluir as coisas que eu começo. Quer seja um livro, um jogo, um desenho, ou até mesmo um post nesse blog. Tirar distrações, desligar o celular, evitar a cafeína e fazer. No último ano eu tenho melhorado consideravelmente nisso. Um dos meus hobbies preferidos sempre foi jogar videogame, mas eu era muito mais atraído pela possibilidade de jogar do que pelo jogo em si: passava mais tempo olhando o TV Tropes daquele jogo do que jogando em si. “Perdi” de zerar várias pérolas por causa disso, mas estou tentando resolver isso. Desde o início desse ano eu joguei mais do que joguei entre 2015 e 2020, sem exagero.

O primeiro ponto é mais problemático. Envolve mudar como eu me vejo, e isso não é fácil. Alguém poderia falar que se trata de uma espécie de síndrome de impostor, mas eu acho que vai um pouco além: no meu caso o receio é paralisante demais. A sensação de que sempre estou a ponto de decepcionar todo mundo é muito forte, e isso atrapalha toda e qualquer atividade. Até mesmo escrever uma postagem aqui (um blog lido por zero pessoas) me dá uma ansiedade: de não saber o que escrever, de não dar foco, etc e tal. Ou até mesmo de não saber acabar o texto.

Escrever sobre isso me ajuda a entender melhor esse comportamento. Provavelmente terei que retornar nesse assunto.

Até breve!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *