Meu PSVita – Chegada e Limpeza

A minha última (no sentido de mais recente) aquisição de consoles foi um PSVita, que comprei por cerca de R$ 750,00 em 15/02/2021. Depois de muito pesquisar escolhi a versão 1000, também conhecida como “fat”. Segue o comparativo:

ItemFatSlimGanhador
TelaOLEDLCDFAT
BateriaMenorMaiorSlim
CarregadorPróprioUSB-CWhatever
Peso/DimensõesMaiorMenorSlim(?)
Comparativo simples

Vis-a-vis, a diferença entre os dois consoles é bem pequena. Enquanto que do PSP-1000 para o PSP-2000 a diferença era considerável, a Sony não conseguiu dar a mesma boa impressão dessa vez. Terminei optando pelo Fat por causa da tela (a OLED é superior à LCD, sem dúvidas) e pelo fato de que vi alguns reviews falando que a sensação ao toque era a de que o Fat era feito com materiais de qualidade superior.

Busquei o console branco, porque sempre achei essa cor mais bonita. Pelo que pude pesquisar, o console que adquiri era uma versão especial que veio junto do jogo Assassins Creed 3: Liberation (que inclusive veio junto do console, junto de Unit 13).

Console assim que chegou em casa – bom estado
Cópia do Assassin’s Creed Liberation que veio junto do console
Frente do console – tela limpa e basicamente sem marcas
A parte traseira também estava ok, apesar de um pouco suja e de ter alguns arranhões aqui e ali
O diabo mora nos detalhes… Porque as pessoas não limpam seus consoles?
Mais umas marquinhas de sujeira no direcional e no analógico

Vendo que o console poderia passar por uma limpeza, resolvi fazê-lo, e para isso era necessário abrir o console. Quer dizer, NECESSÁRIO não era, mas eu queria muito, hahaha. Depois de tirar os parafusos que fecham a caixa (4 na traseira, 2 na parte inferior e 2 na parte superior, por trás de uma entrada de dados) eu consegui acessar o interior do console. A parte traseira contém a bateria e um touch screen, que estão conectados à placa mãe por duas entradas, conforme a imagem abaixo:

A placa mãe do PSVita me surpreendeu pela elegância, se me permite falar: são três placas, uma central (onde estão ligadas as câmeras, o touch frontal e os conectores de energia, som e etc e duas com as conexões dos botões, wi-fi, etc e tal., todas conectadas com cabos flex e presas com plaquinhas de aço usando parafusos de cores diferentes. Abaixo temos a imagem, com parafusos rosas para as placas e azuis para os espaçadores metálicos. Bem diferente, até, da placa mãe do PSP.

Depois de retirar as placas laterais nós acessamos os locais onde estão os analógicos e os botões. Tirei cada um deles e fiz a limpeza conforme necessário, usando isopropanol e cotonete. Os botões davam para lavar, então eu lavei com uma escovinha de dentes. A parte embaixo dos analógicos também recebeu uma limpeza.

Console novinho em folha

Feito isso, só bastava desbloquear o console e testar com algum jogo. Escolhi o Ultimate Marvel vs. Capcom 3 para isso, apesar de nunca gostar de jogo de luta. A tela me surpreendeu, realmente a qualidade é de outro mundo e a jogabilidade é muito boa.

Vou fazer um outro post falando sobre desbloqueio e outras coisas do gênero, mas isso fica para outro dia, até porque eu tenho que ter assunto para falar aqui de vez em quando, hahaha. Até logo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *