A medida que qualquer coleção de videogames vai crescendo e se completando, chega a hora de procurar alguns jogos mais difíceis e/ou caros. A parte ruim é que a maioria desses jogos são dificílimos de encontrar aqui no Brasil, por pura falta de distribuição mesmo. Muitos desses também tiveram poucas cópias vendidas mesmo no exterior, quer porque o jogo não fez tanto sucesso ou porque a produtora fazia poucas cópias (Atlus, estou olhando para você).
Uma solução mais viável é adquirir esses jogos no exterior. O problema é que a maioria dos vendedores americanos no eBay não envia para fora dos Estados Unidos (por medo das mercadorias sumirem ou por não confiar nos correios internacionais mesmo). Uma forma de dar bypass nessa problemática é o uso de redirecionadores. São empresas que possuem grandes galpões nos Estados Unidos e fazem exatamente o processo de reenvio de mercadorias para o exterior. Muita gente usa esses serviços para adquirir roupas mais baratas e/ou equipamentos eletrônicos. Eu estou adquirindo videogames.
Fiz uma pesquisa básica entre os diferentes serviços e operadores e resolvi escolher a Qwintry. Eles me pareceram suficientemente sérios e tinham preços competitivos. Além disso eles dão um “período de graça” de 45 dias por encomenda, o que significa que qualquer encomenda que chegar lá pode ficar por até 45 dias no depósito sem que seja necessário pagar nada por isso. Além desse período você paga 0,50 dólares por dia.
O processo de envio também é simples. Você recebe um endereço, usa esse endereço nos sites de compras, a encomenda chega no galpão da Qwintry, você faz um descritivo com os itens e valores dos produtos adquiridos, pede para os itens serem enviados e realiza o pagamento. Eles também tem um serviço (meio falho, verdade) de fotografar/analisar o item, para garantir que o produto que você comprou realmente chegou conforme combinado (4 dólares).
Essa primeira compra eu fiz questão de fotografar tudo antes, o que me custou alguns dólares. Além disso eu paguei por um frete mais rápido, o que desencadeou no pagamento de impostos aqui no Brasil. Mas mesmo assim os valores pagos pelos jogos foram bem inferiores ao normal por aqui. O produto chegou bem embalado e arrumado, sendo que você é informado de todo o processo e existe suporte em português brasileiro. Recomendo.
Fazer um comentário básico sobre cada um dos jogos que adquiri:
- Ys I & II Chronicles: essa edição de colecionador é dificílima de achar lá fora e aqui no Brasil é praticamente impossível. Com ela eu completei a coleção de jogos de Ys do PSP. Paguei pouco mais de 700 reais na época;
- Persona 5 Royal Steelbook: tive uma treta com o vendedor desse jogo quando fiz a compra. Era um leilão que acabou por volta das 22h e IMEDIATAMENTE o vendedor começou a me mandar mensagens pelo eBay me acusando de querer dar um golpe nele e não pagar o produto, ameaçando de abrir uma reclamação contra mim (as regras do eBay só permitem isso após 48 de atraso no pagamento). No final das contas saiu pouco mais de 200 reais, enquanto aqui no Brasil ele era vendido por mais de 600;
- Trails of Cold Steel 2: eu consegui comprar os outros três jogos da série aqui no Brasil, mas o 2 nunca apareceu e eu nunca entendi o motivo. Apesar da versão do Vita se encontrar aqui em terras tupiniquins, eu ficava na vontade de completar a coleção. Consegui essa versão lacrada de fábrica no Canadá;
- Persona: ahhh, Persona… Lembro que desprezei (ou ignorei, na verdade) esse jogo na época do PlayStation, enquanto que um amigo meu, Ricardo, era fã de carteirinha dele. Os três jogos da franquia Persona para o PSP são muito difíceis de achar, infelizmente. Eu cheguei a comprar uma cópia aqui no Brasil, mas infelizmente era um golpe. Consegui meu dinheiro de volta, mas fiquei sem o jogo. Agora consegui essa versão quase nova e estou satisfeito.
- Legend of Heroes 2: Prophecy of the Moonlight Witch: Esse foi um jogo que subiu MUITO de preço nos últimos meses. Tinha conseguido em um preço bom, mas tive uns problemas com o vendedor. Terminei conseguindo essa cópia em bom estado também. O jogo é divertidinho, mas não é nada de fenomenal. Acho que vale a pena jogar e conhecer a trilogia. Em breve postarei reviews aqui.
- Dungeons and Dragons Tactics: o PSP teve muitos jogos bons do estilo Tactics (como um remake do próprio Final Fantasy Tactics) e sempre vi bons elogios do D&D Tactics. Ficou por um preço bom e eu estava curioso.
- Lego Star Wars II: Não tem nada em especial com esse título, na verdade ele é super fácil de achar, mas eu ganhei o leilão por um dólar e ele já vinha com outros jogos, então economizei no frete.
- Blade Dancer: Outro jogo difícil de achar aqui no Brasil, e esse é um daqueles RPGs que eu gosto: os com temática de “coming of age”. Acho que vale a pena conhecer.
- Hammerin’ Hero: um joguinho curtinho e que não me chamaria muito atenção, mas que vi sendo bem recomendado em vários sites e canais no YouTube, então resolvi dar uma chance. Foi quando descobri que o jogo é raríssimo, tanto que eu só consegui comprar a versão dele sem caixa. Me arrependo um pouco de ficar só com o disco, mas vou dar um jeito nisso no futuro.
Vou continuar usando os serviços da Qwintry quando possível. Estou suficientemente satisfeito.
Por hoje é só. Espero que tenham curtido. Até a próxima!