Página do projeto de tradução do jogo Blue Dragon Plus, do Nintendo DS.
Sobre o Jogo
Blue Dragon Plus é um JRPG lançado para o Nintendo DS em 2008. O jogo foi criado pelo mesmo “dream team” que lançou Chrono Trigger no Super Nintendo: Nobue Uematsu, Hironobu Sakaguchi e Akira Toriyama.
Trata-se de uma continuação de Blue Dragon, lançado para o Xbox 360, o qual eu nunca joguei, mas lembro que na época de seu lançamento ele era citado como uma das razões para se ter um Xbox. O que vi depois é que a história do jogo não era exatamente das mais cativantes, e Blue Dragon Plus tenta colocar um pouco de recheio na história para quem não viu o começo da série.
A história, nesse caso, começa um ano após o jogo original. O núcleo do mundo se dividiu em dois, e vários cubos agora fazem do cenário. Um Shadow foi visto em um desses cubos, e Shu (o personagem principal) seus colegas vão investigar.
Motivação
Quando eu mexi com ROMHacking, há uns anos atrás, mexi bastante com jogos de DS e GBA. Na época eles eram relativamente fáceis de se mexer e eu tinha algum tempo livre. Nunca cheguei a concluir de fato nenhum dos projetos que iniciei, mais por falta de compromisso mesmo.
No período entre o final de 2020 e início de 2021 eu voltei minha atenção aos consoles antigos, e vi que “deixei passar” vários jogos muito legais. Numa dessas minhas compras loucas, eu comprei um cartucho de Final Fantasy VI do GBA traduzido pelo pessoal do antigo grupo Po.B.R.E., e achei que seria legal voltar a mexer em tradução de jogos.
Escolhi o Blue Dragon Plus por ter um formato de arquivos simpático para um ROMHacker enferrujado, e ter boa parte das imagens já descomprimidas. Faltam alguns overlays que eu acho que estão comprimidos, mas é pouca coisa.
Histórico
27/01/2021 – Iniciei o projeto
28/01/2021 – Concluído o extrator
Prazos e Estimativas
15/02/2021 – 25% dos textos concluídos;
28/02/2021 – 40% dos textos concluídos;
15/03/2021 – 60% dos textos concluídos;
15/04/2021 – 80% dos textos concluídos;
30/04/2021 – 100% dos textos concluídos;
31/05/2021 – Revisão ingame;
01/06/2021 – Lançamento do primeiro beta;
01/07/2021 – Edição dos gráficos.
Status
Textos
Arquivo | Traduzido | Total | Status |
data/common/data/AreaMsg.bmsg | 289 | 289 | Concluído |
data/common/data/AttributeMsg.bmsg | 57 | 57 | Concluído |
data/common/data/MapMsg.bmsg | 100 | 1151 | Traduzindo |
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data/common/data/QuestMsg.bmsg | A Iniciar | ||
data/common/data/RangeMsg.bmsg | A Iniciar | ||
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data/common/data/ShadowMsg.bmsg | A Iniciar | ||
data/common/data/UnitFamilyMsg.bmsg | A Iniciar | ||
data/common/data/UnitSelectorMsg.bmsg | A Iniciar | ||
data/common/data/WinLoseMsg.bmsg | A Iniciar | ||
data/common/data/command/ItemMsg.bmsg | 0 | 1805 | Traduzindo |
data/common/data/command/ItemTypeMsg.bmsg | A Iniciar | ||
data/common/data/command/SkillMsg.bmsg | 0 | 14681 | Traduzindo |
data/common/data/command/SkillTypeMsg.bmsg | A Iniciar | ||
data/common/data/unit/EquipMsg.bmsg | A Iniciar | ||
data/common/data/unit/EquipTypeMsg.bmsg | A Iniciar | ||
data/common/data/unit/MapObjMsg.bmsg | A Iniciar | ||
data/common/data/unit/MonsterMsg.bmsg | A Iniciar | ||
data/common/data/unit/MonsterPartyMsg.bmsg | A Iniciar | ||
data/common/data/unit/NpcMsg.bmsg | A Iniciar | ||
data/common/data/unit/PanelMsg.bmsg | A Iniciar | ||
data/common/data/unit/PartsMsg.bmsg | A Iniciar | ||
data/common/data/unit/PartsTypeMsg.bmsg | A Iniciar | ||
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data/common/data/unit/StatusMsg.bmsg | A Iniciar | ||
data/oodaira/robot/name_font.bmsg | A Iniciar | ||
data/scripter/debug.bmsg | A Iniciar | ||
data/scripter/mes_area_01.bmsg | 601 | 847 | Traduzindo |
data/scripter/mes_area_02.bmsg | A Iniciar | ||
data/scripter/mes_area_03.bmsg | A Iniciar | ||
data/scripter/mes_area_04.bmsg | A Iniciar | ||
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data/scripter/mes_sugino.bmsg | A Iniciar | ||
data/scripter/mes_takeda.bmsg | A Iniciar | ||
data/scripter/mes_tamaki.bmsg | A Iniciar | ||
data/scripter/Tutorial.bmsg | 0 | 759 | Traduzindo |
Downloads
Nenhum download por enquanto.
Parte Técnica
Sistemas de Arquivos
Todos os textos estão presentes em um formato proprietário .bmsg, com o seguinte header:
0x4 – “msg “;
0x4 – bits identificando a quantidade de mensagens (e ponteiros) que aquele arquivo possui;
A tabela de ponteiros vem a seguir: 4 bytes por ponteiro, de acordo com o valor pego antes.
Os textos são de 16 bits.