espairecer
verbo
transitivo direto e intransitivo e pronominal
desviar(-se) de preocupações, repousando a mente por meio de recreação ou entretenimento; distrair(-se), flautear.
Estou, nesse momento, em um flat localizado no bairro de Moema, em São Paulo. Gosto daqui. O bairro é legal, fica perto do aeroporto e de um shopping com metrô… em termos de passeio é meio longe das partes principais da cidade, mas vale o esforço. A região é tranquila a ponto de você nem pensar que se trata de parte da maior cidade do país.
Desde que comecei a morar no Rio de Janeiro me prometi que iria conhecer mais lugares do Brasil, afinal de contas estava em uma cidade mais central e isso me favoreceria conhecer mais lugares.
Findou que nesse tempo eu só conheci Belo Horizonte, Vitória, e São Paulo. Parece que fazer planos é bem mais fácil que realizá-los.
isso é um sinal claro de que preciso me esforçar mais para concluir aquilo que entendo ser digno de nota, sob pena de não sentir a correta realização no final da vida.
Quando eu tiver disponibilidade vou fazer uma postagem sobre meus mini-roteiros aqui. São Paulo é uma cidade bacana, com muito o que ver e mais ainda o que aproveitar.
Da janela do meu quarto vejo os aviões pousando em Congonhas, pensando nas centenas de pessoas que cada um deles leva enquanto imagino seus destinos aqui nessa grande cidade. Também penso que, considerando que posso não visitar esse espaço novamente, essa pode ser a última vez que tenho a experiência de vê-los tão de perto.
E sobre o verbo espairecer, que abre esse post, considero essas viagens como momentos para esquecer o dia a dia. Fingir que o poço de piche metafórico para onde somos empurrados diariamente não existe. Estou fora do Rio, então tudo pode dar certo. Pelo menos por enquanto. Até onde, não sei.
A vida e cheia de últimos momentos, não é? Quando serão os meus?